Aprovado projeto de Antonio Brito (PSD-BA) que homenageia o papa recentemente falecido

Os deputados Luiz Gastão e Antônio Brito: novo viaduto deverá ser inaugurado em breve

 

 

Edição Scriptum com PSD na Câmara

 

Apresentado pelo líder da bancada do PSD, deputado Antonio Brito (BA), o Projeto de Lei 1856/25, que dá o nome de Papa Francisco ao viaduto localizado na BR-488, principal via de acesso ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, foi aprovado pela Casa na terça-feira (12). A proposta agora segue para o Senado Federal.

O novo viaduto, que deverá ser inaugurado em breve, vai melhorar a mobilidade da região, facilitando o trânsito de moradores e fiéis. O relator da proposta é o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara.

A homenagem reconhece a trajetória e o legado de Papa Francisco, líder católico falecido em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em Roma.

A escolha da BR-488 como local da homenagem tem forte simbolismo. A rodovia liga diretamente os fiéis ao maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina, que recebe milhões de visitantes todos os anos. “Ao associar a via ao nome do Papa Francisco, o projeto busca conectar a fé popular brasileira ao exemplo de diálogo e serviço ao próximo que marcou o seu papado”, disse Gastão.

Para o líder do PSD, é preciso lembrar sempre o legado de Francisco. “A iniciativa é uma forma de perpetuar a memória de um líder espiritual que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo com sua mensagem de esperança, inclusão e amor ao próximo”, defendeu Brito.

Papa Francisco, chefe da Igreja Católica de 2013 à 2025 tornou-se uma das personalidades mais influentes do século, conhecido pela defesa da paz, do diálogo inter-religioso, da justiça social e dos direitos humanos.

Seu pontificado foi marcado por gestos de humildade e pelo compromisso com os mais pobres e vulneráveis, promovendo valores universais como fraternidade, solidariedade e respeito à dignidade humana.

Novo viaduto

Com investimento de aproximadamente R$ 68 milhões, a nova estrutura deve melhorar a segurança viária, reduzir congestionamentos e facilitar o acesso tanto para moradores quanto para os milhões de romeiros que visitam o principal destino religioso do País. A inauguração oficial está prevista para o mês de agosto.

O novo viaduto é exclusivo para veículos e substitui o antigo cruzamento com a linha férrea, onde motoristas precisavam aguardar a passagem dos trens — situação que causava atrasos e riscos. Com a via elevada, o tráfego deve se tornar mais ágil e seguro.

Para os pedestres, uma nova passarela foi implantada nas proximidades. Ela liga o bairro Ponte Alta à região da Basílica Nacional, com acesso livre 24 horas por dia, se tornando a principal opção segura para quem se desloca a pé.