Gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) ampliou o atendimento a pacientes do SUS com o apoio de instituições como o Hospital de Olhos do Vale

Fachada do Hospital de Olhos do Vale, habilitado para procedimentos cirúrgicos que não são oftalmológicos

 

Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos 

Para reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas em São José dos Campos, a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) está credenciando hospitais e clínicas particulares do município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Desde quarta-feira (12), pacientes do SUS são atendidos no Hospital de Olhos do Vale, que foi habilitado para procedimentos cirúrgicos. Nesta primeira etapa do projeto serão realizadas 40 cirurgias de varizes por mês, mas a administração municipal pretende ampliar o número de especialidades oferecidas. A iniciativa faz parte da estratégia adotada pela prefeitura para garantir tratamento mais rápido à população que aguarda pelos procedimentos na rede pública de saúde.

Uma das primeiras pacientes foi Diciula de Paula da Silva, de 66 anos de idade, moradora do Bairrinho, na região Leste da cidade. Ela foi acompanhada pela filha, Dilcinéia, e elogiou a iniciativa. “Eu estava esperando por essa cirurgia há um bom tempo, convivendo com dores fortes na perna. Fiquei feliz demais quando me ligaram para vir operar e fui muito bem atendida aqui, só tenho a agradecer e elogiar”, conta Diciula. O hospital, que completa 24 anos de fundação em 2025 e já realizava microcirurgias oculares, investiu na expansão de suas instalações. O novo prédio conta com duas novas salas para cirurgias e apartamentos para a recuperação dos pacientes.

Dona Diciula e a filha Dilcinéia: uma das primeiras pacientes