Redação Scriptum
O prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), informou em suas redes sociais na segunda-feira (13) que os alagamentos que tomaram conta da cidade do litoral paulista, de 69 mil habitantes, baixaram em cerca de 70% e que mais de 200 pessoas já puderam deixar os abrigos oferecidos pela Prefeitura, que está adotando uma série de ações para minimizar os impactos das chuvas que atingiram o município nos últimos dias.
De acordo com ele, 251 pessoas permaneciam abrigadas na segunda-feira e a Prefeitura está entregando kits de limpeza, higiene, alimentação e colchões para as pessoas que estão retornando para suas casas e também para aquelas que não buscaram abrigo, mas foram afetadas pelas chuvas.
Outra ação é a realização de serviços de recolhimento de móveis e equipamentos destruídos pelas águas, desinfecção das ruas e lavagem das casas. “Essas ações são fundamentais para ajudar a retomar a normalidade na cidade de uma maneira segura e planejada”, disse Felipe Bernardo.
Segundo a Defesa Civil do Estado, Peruíbe registrou 263 mm de chuva em apenas 24 horas, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm. “Desde o início, a Prefeitura se mobilizou para monitorar a situação com as autoridades, minimizar os impactos da chuva e atender os moradores de todas as áreas afetadas”, explicou o prefeito.
A chuva e o aumento da maré começaram a afetar a cidade no dia 8 de janeiro. Nove dos 14 bairros da cidade foram afetados por alagamentos, sendo que as regiões mais atingidas foram Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
Cerca de 100 animais foram resgatados durante o período em que Peruíbe ficou em estado de emergência. Entre os pets, um cavalo foi encontrado sobre o telhado de uma residência e foi salvo pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Grad e voluntários.