
Atendimentos acontecem no-Hospital de Olhos de Piracicaba
Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba
Como resultado das ações da gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) para reduzir a fila de espera por atendimentos especializados, Piracicaba realizou cerca de 23 mil atendimentos na área de oftalmologia, entre consultas, exames e cirurgias, nos primeiros nove meses deste ano. No total, foram realizados 82 mutirões de oftalmologia, entre janeiro e setembro, na cidade do interior paulista, um polo industrial de 440 mil habitantes.
Os mutirões acontecem aos sábados, na Clínica de Olhos e no Hospital de Olhos de Piracicaba, e beneficiam pacientes que aguardavam há até dois anos pelo atendimento. No último sábado (18), por exemplo, 400 pacientes foram agendados para o exame de fundoscopia, essencial para o diagnóstico de doenças como glaucoma, descolamento de retina e retinopatia diabética. Desde o início do ano, já foram realizadas 1.040 cirurgias oftalmológicas.
Entre os atendidos está Rosilene Sousa, 50 anos, moradora do bairro Estância Água Branca, que realizou o exame de fundoscopia pela primeira vez no último sábado.
“Descobri a pressão alta há alguns meses e agora faço acompanhamento. Tenho uma mancha nos olhos desde um acidente com uma panela de pressão, quando tinha 20 anos, e espero poder fazer a cirurgia para melhorar a visão”, contou.
Compromisso

Rosilene Sousa
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, os mutirões representam o compromisso da gestão Helinho Zanatta com a eficiência e o cuidado integral das pessoas. “A Prefeitura tem trabalhado com empenho para reduzir filas e agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Já conseguimos atender milhares de pacientes e continuamos avançando para que ninguém fique sem assistência”, afirmou.
A secretária-executiva de Gestão da Saúde, Daniela Andrade, destacou o papel das unidades básicas de saúde na identificação e no encaminhamento dos pacientes.”Esse trabalho integrado entre as unidades e os mutirões garante que o cuidado chegue de forma mais rápida e resolutiva até quem precisa”, disse.
Para a médica Carolina Weiss Aloisi, do Hospital de Olhos de Piracicaba (HOP), a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental para agilizar os atendimentos e zerar filas de exames e procedimentos.”Percebemos uma mudança significativa na agilidade do serviço à população. Com essa parceria, conseguimos acelerar o acesso aos cuidados oftalmológicos, sempre mantendo a qualidade e o acolhimento que o HOP prioriza. Esse é o nosso compromisso com a cidade: atender com eficiência e humanização, promovendo mais saúde ocular para todos que dependem do SUS”, afirmou.
Outro destaque na área é o programa Ver e Viver, desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação e Saúde e a Fundação ArcelorMittal, que recentemente entregou óculos para 202 crianças da rede municipal, após triagens e consultas oftalmológicas — ação que alia saúde ocular e melhor desempenho escolar.