Cerimônia oficializou a regularização fundiária de lotes em seis núcleos para mais de 200 famílias

O prefeito Helinho Zanata: “É o sonho das famílias que há tempos aguardam, confiantes no Poder Público, a resolução dessa questão”

 

Edição Scriptum

 

A Prefeitura de Piracicaba fez na manhã de sábado (5) entrega oficial das matrículas de terrenos a 203 famílias residentes em seis núcleos. A ação, que aconteceu no ginásio de esportes do Vila Sônia, é resultado da conclusão do processo de regularização fundiária de Interesse Social (Reurb-S). A cerimônia marcou um momento simbólico e esperado por anos: a concretização do direito à moradia regularizada.

Das 203 matrículas, 175 são no núcleo Maria Cláudia, e outras 28 matrículas são remanescentes dos núcleos Parque Orlanda iII, Parque Guamium I e II, Algodoal e IAA Bananal, totalizando 203.

O objetivo da regularização fundiária é incorporar os núcleos informais (passivos de regularização) ao ordenamento territorial urbano. Como benefícios, após a emissão das matrículas, as famílias contempladas passam a ter a posse definitiva de seus imóveis, ampliando o acesso ao crédito financeiro e, assim, estimulando o desenvolvimento do município.

“É um caminho que estamos traçando diante de uma conquista que acreditamos, que é garantir moradia. Que todos os que receberam suas matrículas sejam muito felizes e comemorem. É o sonho das famílias que há tempos aguardam, confiantes no Poder Público, a resolução dessa questão”, destacou o prefeito Helinho Zanatta (PSD) durante o evento.

Conforme o secretário da Habitação, Alvaro Saviani, essa ocupação no bairro Vila Sônia tem mais de 50 anos. “É uma honra e uma alegria poder realizar essa cerimônia. O núcleo Maria Cláudia tem mais de 50 anos, foi formado na década de 1970, e muitos moradores aguardavam a titulação de suas casas até hoje. Mas, agora, cada família terá a matrícula e o direito de posse de suas casas. Nossa secretaria está trabalhando muito pela regularização fundiária e essa ação é a recompensa do esforço, da paciência e da esperança dessas famílias”, disse.