Gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD) vai oferecer consultas ginecológicas, mamografias e exames de ultrassonografia para 23 mil mulheres

Exames de mamografia serão oferecidos em carretas que estarão estacionadas na Estação da

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba 

A partir de sábado (8), quando será comemorado o Dia Internacional da Mulher, a gestão do prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), vai iniciar o Mutirão de Especialidades, que atenderá 23 mil mulheres e zerar as filas de espera na rede de saúde do município do interior de São Paulo. Até 6 de abril, duas carretas de atendimento médico ficarão estacionadas, de terça-feira a sábado, na Estação da Paulista, oferecendo consultas ginecológicas, mamografias e exames de ultrassonografia. Ao todo, serão realizados cerca de 50 mil procedimentos, das 8h às 17h.

A saúde da população feminina é uma das prioridades do governo de Helinho Zanatta. “A mulher hoje é o ponto forte em qualquer família, trabalha, cuida dos filhos e cuida de si mesma. É por isso que merece a nossa atenção especial. É triste ver que 23 mil mulheres ainda aguardam por diversos exames há anos em nossa cidade. Criamos essa parceria, por meio deste mutirão, para zerar esta fila e mostrar que as mulheres vão ter atendimento digno em nosso sistema público de saúde”, garante o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, de terça a sexta-feira, das 8h às 15h, até 6 de abril. Não é necessário agendamento para esses testes. “Todos os serviços oferecidos são gratuitos. Para ter acesso, a paciente deve procurar sua unidade de saúde de referência, USF ou UBS, apresentar pedido de exame com um documento original com foto, pedir o agendamento do seu procedimento na carreta e comparecer no dia agendado. Não é necessário mais apresentar o cartão Pira Cidadão”, explica Daniela Andrade, secretária-executiva da secretaria.

Ainda segundo Daniela, após o dia 6 de abril, “uma das carretas estará em Santa Teresinha para atender as mulheres da região Norte da cidade. Enquanto isso, outra seguirá atendendo na Estação.”