Ferramenta digital criada pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) vai oferecer obras literárias para estudantes surdos e cegos por meio de audiodescrição e de conteúdos produzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

Plataforma que vai oferecer obras literárias por audiodescrição e conteúdos produzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia

 

Estimular a formação de leitores na rede municipal de ensino, sem esquecer dos alunos com deficiência, é um dos objetivos do projeto Minha Primeira Biblioteca, criado pela gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD). Lançado em junho deste ano no município da Grande São Paulo, o programa será aprimorado com uma plataforma que vai oferecer obras literárias por audiodescrição e conteúdos produzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ferramenta digital vai incluir músicas que fazem parte das trilhas sonoras das histórias contadas nos livros.

A plataforma será lançada até o próximo dia 28. “Ficamos muito felizes em proporcionar o acesso a obras literárias por meio do projeto Minha Primeira Biblioteca. Agora, essa felicidade se completa ainda mais, pois sei que, com a plataforma de acessibilidade, ninguém ficará de fora, todos os nossos alunos poderão usufruir desse material cultural”, destaca Rogério Franco.

Nesta nova etapa do projeto, a plataforma será disponibilizada para os 67 alunos do centro de educação especial Diego Cristian Bazilio Camargo. Em 2023, a prefeitura pretende beneficiar todos os alunos com deficiência do ensino regular. “Cada um dos nossos mais de 30 mil alunos recebeu um acervo de livros literários. Agora, damos mais um grande passo. Estamos disponibilizando esse acervo em uma plataforma de acessibilidade para que, de fato, todos os nossos alunos tenham acesso a toda riqueza proporcionada pelo mundo da leitura”, afirma o secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa.

O acesso à plataforma será individual, ou seja, o responsável pelo aluno receberá um código para acessar a ferramenta por meio de tablet ou celular. Depois disso, deverá baixar o aplicativo e criar um login.