Prefeito do PSD destaca que a cidade do interior do Estado de São Paulo se transformou em uma “grande referência na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa, humana e de qualidade”

O prefeito Lucas Pocay

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ourinhos

Criação da Secretaria Municipal de Inclusão, implantação de playground adaptado, programas educativos e atividades esportivas. Essas foram algumas das iniciativas promovidas pela gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em Ourinhos, município de 115 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. “A partir da criação da Secretaria de Inclusão, estamos vendo que Ourinhos tem se transformado em uma grande referência na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa, humana e de qualidade. Nosso compromisso é oportunizar e aproximar todas as pessoas que precisam de algum suporte para uma vida melhor”, destaca o prefeito.

Entre as ações coordenadas pela secretaria, criada há cerca de um ano, estão o projeto Educação Inclusiva. Realizado por professores de educação especial contratados pela prefeitura, o programa oferece mesas digitais que estimulam o aprendizado de crianças com autismo, dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Copa Brasil de Futebol de Amputados

Na área esportiva, Ourinhos conta com cerca de dez modalidades inclusivas. Em 2021, a cidade sediou o Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado. No ano seguinte, foi a vez da Copa do Brasil de Futebol de Amputados.

Outro serviço oferecido pela administração municipal é a Central de Atendimento em Libras, que funciona em parceria com a Associação dos Surdos de Ourinhos. A prefeitura promove, ainda, atividades como a Blitz da Inclusão, o Kart para Todos e o projeto Inclusão na Área, que conscientiza os alunos da rede municipal de ensino sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que têm deficiência.