
O deputado estadual Coronel Alvaro Camilo
Um maior conhecimento da polícia e do trabalho realizado por ela é o melhor caminho para enfrentar o medo que os brasileiros demonstram em relação à violência urbana e à própria força policial, conforme indicou pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. A opinião é do deputado estadual Coronel Camilo (PSD).
Segundo o jornal, um a cada três brasileiros tem medo da violência urbana; sendo que a população está tanto com medo da violência quanto com medo da própria polícia – seja ela civil ou militar. Porém, para o deputado Coronel Camilo, que foi comandante-geral da Polícia Militar paulista de 2009 e 2012, “a própria mídia é fator muito importante na construção desta sensação de insegurança”.
Camilo afirma que há muito desconhecimento em relação ao trabalho realizado pelos policiais, o que dificulta sua maior aproximação da população. “A Polícia precisa ser conhecida para ser acreditada. Com isso, ela obtém mais informação da população e, portanto, trabalha melhor”, avaliou.
Ainda em relação ao resultado da pesquisa que revela desconfiança em relação à Polícia Militar, Coronel Camilo ponderou que a Corporação ainda se ressente do “estigma do regime militar, mas isso já acabou e ela mudou há muito tempo”. Segundo Camilo, isso não pode mais existir.
Coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Assembleia Legislativa, Camilo tem desenvolvido várias ações junto aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), entidades que buscam aproximar a população dos órgãos ligados à Segurança Pública Poder Público. O deputado também trabalha no incentivo ao policiamento comunitário.