Entidade premiou o prefeito Rômulo Rippa (PSD) pela realização do programa Cerâmica de Procedência. Segundo ele, a conquista é resultado da parceria entre o poder público e o empresariado no município do interior paulista

Rippa (segurando o prêmio) conquistou o primeiro lugar na categoria Marketing Territorial

 

Redação: Scriptum com Assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Ferreira

Criado pela gestão do prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), o programa Cerâmica de Procedência foi um dos vencedores da etapa paulista do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor — Mário Covas, realizado nesta quinta-feira (9) no Pavilhão da Bienal de São Paulo, na Capital. O projeto promovido no município de 56 mil habitantes do interior do Estado conquistou a primeira colocação na categoria Marketing Territorial. “O prêmio é o reconhecimento de um trabalho com o poder público e o empresariado. Formatamos um comitê que reúne empresários e a prefeitura para debater os destinos e os investimentos na área da nossa vocação turística”, afirmou o prefeito.

Rippa destacou que Porto Ferreira é a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração. Segundo ele, uma das iniciativas do programa foi a obtenção do selo de Indicação Geográfica de Procedência para o material produzido na cidade, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Segundo o prefeito, a certificação gerou valor agregado às peças, além de “maior valor cultural a tudo aquilo que é feito na cidade, gerando mais empregos e renda”.

De acordo com a estimativa da Prefeitura, o programa garante um fluxo mensal de 60 mil turistas ao município. Ao todo, o projeto impacta diretamente mais de 300 empresas, que geram aproximadamente 5 mil empregos. A prefeitura também obteve a segunda colocação na categoria Cidade Empreendedora, com o programa Desenvolve Porto Ferreira. Em 2019, o mesmo projeto conquistou o primeiro lugar, na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.

Participantes

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 236 projetos de 173 cidades paulistas, divididos em oito categorias: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Sala do Empreendedor e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.

A premiação reconhece práticas de líderes municipais em todo o País que estimulam o fortalecimento dos pequenos negócios. “A etapa estadual da 11ª edição registrou um aumento significativo no número de projetos inscritos em comparação com a edição anterior, o que mostra que as lideranças públicas do Estado de São Paulo estão cada vez mais sensibilizadas em relação ao impacto de boas práticas de gestão pública na vida dos empreendedores”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.