A partir de abril, o transporte coletivo em Porto Ferreira, município de cerca de 55 mil habitantes do interior paulista, contará com sistema de cartão eletrônico e equipamentos de biometria facial nos ônibus. O novo modelo será implantado pela empresa Transporto e garantirá mais eficiência no atendimento à população, além de diminuir o risco de assaltos.
“Será um sistema dos mais modernos, visando a segurança, o conforto e o bem-estar do usuário. Os idosos também terão passe livre com o cartão eletrônico”, destaca o prefeito Rômulo Rippa (PSD), que discutiu detalhes do projeto durante reunião no dia 1º com representantes da empresa. O encontro contou ainda com o secretário de Gestão, Roberto Antônio Diniz, e o superintendente da Agência Reguladora, Élcio Arruda.
Em caso de roubo ou extravio, por exemplo, o cartão poderá ser bloqueado e os créditos remanescentes serão transferidos para outro cartão. A Prefeitura divulgará em breve o regulamento do serviço e os locais credenciados para a recarga.
O controle do acesso aos ônibus será feito por meio de um sistema de biometria facial, um dos mais seguros e modernos contra fraudes, que permite a comparação entre a foto no cartão eletrônico e as imagens do usuário produzidas por câmera instalada no interior do veículo.