Prefeito Rômulo Rippa (PSD) anuncia adesão ao programa de videomonitoramento do governo estadual, que vai reforçar o combate à criminalidade no município

O prefeito Rômulo Rippa: “É mais um avanço tecnológico que garantirá maior segurança a nossa população”

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Porto Ferreira

O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), anunciou nesta quarta-feira (24) que vai aderir ao programa Muralha Paulista, do governo estadual, para reforçar o combate à criminalidade no município de 52 mil habitantes do interior de São Paulo. “Acabo de sair de uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a implantação do programa Muralha Paulista em nossa cidade. É mais um avanço tecnológico que garantirá maior segurança a nossa população”, disse o prefeito. O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, o coronel Valdemir Guimarães Dias, também participou do encontro.

Com a adesão do município, as câmeras da Central de Inteligência e Videomonitoramento de Porto Ferreira, instaladas na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, vão funcionar de maneira integrada aos sistemas de inteligência dos governos estadual e federal. Desta forma, um carro roubado na Bahia, por exemplo, poderá ser imediatamente identificado quando passar pela cidade. Atualmente, o sistema do município já abrange pontos estratégicos e prédios públicos. De acordo com Rippa, em breve, será implantado nas entradas e saídas de Porto Ferreira.

O sistema do Muralha Paulista permite, ainda, acesso instantâneo a registros criminais, ocorrências relacionadas ao desaparecimento de pessoas, a leitura de placas de veículos, o reconhecimento facial, além de análises sobre crimes recorrentes e veículos suspeitos. “O suporte tecnológico será fundamental para que as forças de segurança da cidade, como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, possam aprimorar as suas atuações, que têm como objetivo principal restringir a mobilidade criminosa e, com isso, prevenir e controlar a criminalidade”, destaca o prefeito.