Em Porto Ferreira, município de cerca de 55 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Rômulo Rippa (PSD) zerou a fila para os exames de mamografia, que detectam o câncer de mama, um dos tipos mais comuns e letais da doença no Brasil e no mundo. Para conseguir o resultado, a administração contou com o apoio do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, realizado na cidade após reivindicação do prefeito.
Em janeiro deste ano, havia 913 pacientes aguardando para realizar a mamografia, demanda que não era atendida desde 2016. Entre fevereiro e março, o programa estadual realizou 700 exames, incluindo pacientes de outros municípios.
Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde já agendou 907 exames. Somente em junho foram 224, o maior número de agendamentos na média mensal da Prefeitura até o momento.
“Demos um passo muito importante na prevenção da saúde da mulher. Só no Brasil, são quase 60 mil casos todos os anos. Por isso, é muito importante as mulheres realizarem o exame para prevenção. Se detectado no início, as chances de cura são grandes”, frisou o prefeito.