Administrado pelo prefeito e candidato à reeleição Flávio Alves (PSD), o município de Potirendaba, no interior do Estado de São Paulo, atingiu em 2019 o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 12 anos. Em uma escala de 0 a 10, a cidade obteve nota 7 na avaliação do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), atingiu a média 5,9. No levantamento anterior, de 2017, Potirendaba registrou notas 6,6 e 4,7 nessas avaliações, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última terça-feira (15).
O Ideb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao ministério. O levantamento registra a taxa de aprovação dos alunos e o desempenho dos estudantes em Português e Matemática. “Fico muito feliz por ver que nossa educação está crescendo. Parabéns a todos os educadores que trabalharam muito para que os ensinos fundamentais I e II ficassem em alta em nossa cidade”, afirmou o prefeito em texto publicado em suas redes sociais.
A coordenadora de Educação de Potirendaba, Nayara Abdalla, destacou a importância do trabalho realizado pela gestão de Flávio para os avanços no setor educacional da cidade, com população estimada em 17 mil habitantes. “Este é um mérito de toda a equipe de educadores, professores, diretores e coordenadores, pois foi um trabalho realizado ao longo dos anos. Desenvolvemos projetos de alfabetização, reforço escolar, leitura e capacitação. Além do mais, fizemos investimentos na equipe pedagógica de algumas escolas e agora podemos colher esses frutos, uma educação invejável no nosso município”, disse a coordenadora.
Ainda segundo Nayara, “quando há investimento pesado em educação, investe-se menos em saúde e outras questões sociais, pois a educação é a base e o alicerce de tudo”.