Leitinho (PSD) quer parceria com Ministério do Desenvolvimento Regional para ampliar abastecimento de água no município do interior do Estado de São Paulo

O secretário Vilson Amaral, o prefeito Leitinho e o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

Redação: Scriptum

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, está empenhado em buscar recursos federais para a construção de uma represa no município de 61 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. No último dia 17, ele esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para discutir o assunto com o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão.

Leitinho foi à reunião acompanhado pelo secretário-adjunto de Administração, Vilson Amaral. “Vamos abrir uma carta-consulta para o ministério poder analisar o projeto de construção da represa, o pedido e a capacidade financeira da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, concessionária dos serviços de água e esgoto). Assim poderemos viabilizar essa importante obra para garantir o futuro do abastecimento da nossa população, que deve crescer bastante nos próximos anos”, afirma o prefeito.

Se o projeto for viabilizado, a represa será a primeira construída no município em 31 anos. Atualmente, a Coden dispõe de uma reserva de água bruta de aproximadamente 2,5 milhões de metros cúbicos, distribuídos entre os sistemas Recanto, Lopes/São Jorge e Santo Ângelo. O volume de água tratada é de 17,3 milhões de litros/dia e a rede de abastecimento possui 282,76 quilômetros de extensão.

A administração municipal prevê concluir, nas próximas semanas, a obra na Estação de Tratamento de Água 2 – Santo Ângelo, que permitirá um aumento de 3,6 milhões de litros/dia no volume de água tratada. “A última represa construída foi a Recanto 3, ainda em 1991. Portanto, estamos trabalhando da melhor forma possível para aumentar o volume de armazenamento, visando a uma maior segurança hídrica para o curto e o médio prazos na cidade”, destacou o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.