Redação Scriptum com Prefeitura de Nova Odessa
Por aclamação, o prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder (PSD), o Leitinho, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares), o ‘Consórcio do Lixo’, na sexta-feira (6). A eleição foi realizada no gabinete de Leitinho e também contou com representantes das cidades de Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste, Elias Fausto, Sumaré e Capivari.
Leitinho vai substituir o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, e exercer o mandato de presidente do Consimares no biênio 2025/2026. Uma das metas da entidade nesse período será viabilizar a construção da Central de Tratamento Regional em Nova Odessa, com investimento previsto de R$ 500 milhões, que poderá transformar lixo em energia elétrica. “Os objetivos maiores do consórcio são a destinação certa para os resíduos, a preservação do meio ambiente e a geração de renda. Queremos ampliar a coleta seletiva na nossa região, de 4% para 20%. E vamos lutar para que nossa usina seja instalada e se torne essa solução para a questão do lixo”, destaca Leitinho.
O prefeito de Nova Odessa também fez questão de elogiar o trabalho realizado por Baroni à frente do Consimares. “Tenho certeza de que ele vai continuar nos ajudando bastante com seu conhecimento e sua experiência. Vamos agora nos aprofundar ainda mais em todos os projetos em andamento, sempre com um cuidado muito grande com o nosso meio ambiente”, garante Leitinho.