Redação Scriptum com site Todo Dia Campinas
O atual prefeito de Holambra, Fernando Capato (PSD), é o único candidato inscrito para concorrer nas eleições deste ano à prefeitura do município da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. O gestor tem como companheiro de chapa o atual vice-prefeito da cidade, Miguel Esperança (PSDB), e conta com o apoio da coligação Holambra Unida e Forte, que inclui o Cidadania, o MDB, o PL, o Podemos e o Republicanos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Capato só precisa de um voto para vencer a eleição.
Apesar de ser pouco comum, a candidatura única à prefeitura não é algo que acontece apenas em Holambra. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) registra que 214 cidades brasileiras terão apenas um candidato a prefeito neste ano.
Segundo a entidade, isso costuma acontecer em municípios de menor porte, com média populacional de 6,7 mil habitantes. Holambra tem cerca de 15 mil moradores. Ainda conforme o levantamento da CNM, do total de municípios com apenas um concorrente na eleição majoritária, 61 estão no Rio Grande do Sul. Na sequência do ranking aparecem Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).