Três prefeitos do PSD do Estado de São Paulo aparecem com destaque na relação de vencedores da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2015/2016, divulgada no final de março. São eles Dárcy Vera, de Ribeirão Preto; Manoel David Korn, de Tietê; e Thiago Rochiti, de Torrinha.
O concurso tem por objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Realizada a cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil e aos administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Os vencedores da etapa estadual concorrerão com os projetos selecionados de todo o País para a premiação nacional, que ocorrerá em 10 de maio.
No total, foram 423 projetos inscritos de 301 prefeituras (cada uma pôde se inscrever com dois projetos, um em cada categoria) do Estado de São Paulo, sendo que 346 projetos foram habilitados de 257 prefeituras.
Ribeirão Preto
No caso de Ribeirão Preto, o prêmio foi atribuído a Dárcy Vera pelo projeto “Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde”. A instituição, conhecida como Fipase, é responsável pela gestão do Parque Tecnológico Supera e de suas âncoras, como o Centro de Tecnologia e a Incubadora de empresas. A entidade é reconhecida como instituição de Ciência e Tecnologia que também participa da governança dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Saúde e de Software.
Foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico local e regional através do apoio a empresas de base tecnológica. Como Ribeirão Preto sempre foi reconhecida por sua vocação para a Saúde, a Fipase tinha como missão estimular o ambiente de negócios nessa área.
Com o tempo, novos setores se tornaram relevantes para a região, como os de bioenergia e tecnologia da informação. A partir desse novo panorama, a Fipase deixou de fomentar somente os negócios de saúde e passou a apoiar diversos segmentos de base tecnológica.
O Parque Tecnológico tem o propósito de criar um ambiente de convivência e sinergia entre universidade, o Poder Público e empresas que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), por meio da instalação, nessa área, tanto de unidades de P&D empresariais, quanto a operação da produção voltada a produtos e processos inovadores.
Torrinha
O primeiro lugar na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral foi concedido ao prefeito Thiago Rodrigo Rochiti, pelo o projeto “Torrinha Cidade Empreendedora: Implementação e Institucionalização da Lei Geral”.
Torrinha, município de 8.500 habitantes, na região central do Estado, passou a ser referência no assunto com a criação do Centro de Referência Empreendedora na antiga Estação Ferroviária. Na cidade, os cursos de capacitação já ultrapassaram os 20% da população. Torrinha investiu também na formalização e na ampliação do mercado para os pequenos empreendimentos. Hoje 62% das compras locais são realizadas nas pequenas empresas.
Tietê
Em Tietê, na região de Sorocaba, o prefeito Manoel David Korn foi o primeiro colocado na categoria Desburocratização e Formalização, com o projeto “Desenvolvimento Sustentável: Atendimento Gratuito e Facilitado aos MEIs”. De acordo com ele, esse era um objetivo que ele havia fixado para si mesmo. “Prometi a mim mesmo que traria esse título para Tietê e, graças a Deus e a nossa equipe, estamos colhendo mais este fruto. Independentemente de autopromoções ou autodenominações, Tietê agora pode afirmar com orgulho: temos um prefeito empreendedor”, comentou.
O prefeito do PSD explicou que, “por meio dos resultados alcançados, em virtude da implantação do projeto de Desenvolvimento de Tietê, foi possível gerar uma série de fatores que agem em favor da economia local e do consequente desenvolvimento sustentável. Por isso, o projeto é tão importante no apoio à cidade para superarmos a atual crise, dando total apoio àqueles que são fundamentais no desenvolvimento local, os empreendedores. Prova da eficiência foi o reconhecimento do Sebrae”, afirmou.