
O prefeito Estanislau Steck: “É um marco de muita importância na nossa gestão, que prioriza a saúde e a qualidade de vida”
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira
A gestão do prefeito de Louveira, Estanislau Steck (PSD), ampliou o acesso dos moradores do município do interior do Estado de São Paulo aos medicamentos gratuitos. Desde a criação do programa Remédio em Casa, em março deste ano, foram realizadas 607 entregas para pacientes. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o projeto. “Como forma de ampliar a acessibilidade dos medicamentos aos munícipes, o Remédio em Casa começou no mês da comemoração de 57 anos da emancipação de Louveira e é um marco de muita importância na nossa gestão, que prioriza a saúde e a qualidade de vida”, destaca o prefeito.
Ainda segundo a prefeitura, entre os meses de março e outubro, 360 dos 526 pedidos por medicamentos foram atendidos, o que representa cerca de 68% do total. “As solicitações que não foram contempladas estavam com a fotografia do receituário ilegível ou receituário vencido, ou eram de medicamentos não padronizados na rede municipal ou que a legislação não permite entrega domiciliar”, explica a secretária municipal de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Estoque de medicamentos da prefeitura de Louveira
Na primeira etapa do programa Remédio em Casa, apenas pacientes acamados ou a partir de 65 anos de idade poderiam solicitar medicamentos de uso contínuo. No fim de maio, o programa foi ampliado e, além desses medicamentos, moradores de todas as idades puderam solicitar outras classes de remédios, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Por questões legais, os remédios de uso controlado, estabelecidos pela portaria nº 344 do Ministério da Saúde, imunossupressores e a insulina não podem ser entregues nas residências. Nesses casos, a retirada deve ser feita nas farmácias. Os medicamentos de alto custo, que são fornecidos pelo Estado, também não estão disponíveis no serviço de entrega.
As solicitações de medicamentos podem ser feitas pelo Whatsapp. Para realizar o pedido, basta entrar em contato pelo número (19) 99465-3804 e encaminhar foto nítida do receituário médico, além do Cartão Cidadão ou RG. O pedido pode ser feito, ainda, pelo aplicativo CC-Louveira, disponível nos sistemas iOS e Android.