"A cidade está crescendo, é importante que esteja estruturada para a destinação adequada do entulho e de outros resíduos”, afirma o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD)

 

O prefeito Gustavo Perissinotto

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Claro

 

Preocupada com a preservação ambiental e a sustentabilidade, a gestão do prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto (PSD), investe na ampliação da rede de ecopontos no município de 209 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. Além das oito unidades que atualmente oferecem o serviço de descarte de entulhos e materiais recicláveis, a prefeitura está concluindo um ecoponto no distrito de Assistência, que já está recebendo resíduos. A administração municipal também vai iniciar a construção de outra unidade no Jardim Conduta.

Perissinoto destacou a importância das obras e pediu a colaboração dos moradores na manutenção da limpeza em Rio Claro. “A cidade está crescendo, é importante que esteja estruturada para a destinação adequada do entulho e de outros resíduos”, afirma o prefeito.

O ecoponto do bairro Assistência fica entre a avenida 1-A com a rua 3. A unidade será cercada por alambrado e terá rampa. “Mesmo assim, as caçambas estão no local e já recebem os descartes dos moradores daquela região”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.

No Jardim Conduta, a prefeitura está preparando a área para o início das obras do nono ecoponto. O terreno onde será construída a unidade está recebendo o serviço de terraplenagem. “Também temos projeto para que, em breve, tenha início obras de um décimo ecoponto, em local que vamos divulgar em momento oportuno”, destaca a diretora municipal de Resíduos Sólidos, Regina Ferreira da Silva.

 

Ecoponto em funcionamento no Jardim São Paulo

 

Os novos ecopontos vão seguir o mesmo padrão de funcionamento dos demais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Aos sábados, das 8h às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 8h ao meio-dia.

Nessas unidades podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores, entulhos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões, pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha.

A rede de ecopontos já funciona nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo, além dos distritos de Ajapi e Assistência.