Local é voltado para o atendimento de idosos semidependentes e tem como objetivo promover a autonomia e a qualidade de vida

centro dia idoso caieiras

A Prefeitura de Caieiras – município da região metropolitana de São Paulo administrado por Roberto Hamamoto (PSD) – inaugurou o Centro Dia do Idoso (CDI). O equipamento visa proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes a partir de 60 anos que, sozinhos, não podem receber cuidados durante o dia, enquanto seus familiares trabalham ou estudam. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo seus vínculos familiares.

“Com o Centro Dia, poderemos atender mais uma parcela dessa população, de maneira a interromper e prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos. No Centro de Convivência do Idoso (CCI), já atendemos cerca de 90 pessoas, sempre buscando reforçar os vínculos familiares e comunitários, bem como valorizando suas potencialidades e a autonomia”, destacou Hamamoto.

No Centro Dia são desenvolvidas atividades socioeducativas e socioculturais com a finalidade de promover a autonomia e melhoria da qualidade de vida. O espaço conta com banheiros adaptados, pisos táteis para facilitar a locomoção, área de descanso, sala de convivência com TV e DVD e enfermaria.

Convênio com o Fundo Estadual de Assistência Social

Durante a inauguração do Centro Dia do Idoso, o chefe do executivo assinou, junto ao Governo do Estado, um convênio para o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o município. “Com esses recursos teremos condições de aprimorar o trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e reforçar nossa rede de atendimento socioassistencial, garantindo os direitos da população em situação de vulnerabilidade social”, disse o prefeito.