Cidade, que investe R$ 6 milhões em ações de apoio às polícias, receberá veículos da Guarda Municipal para atuação no programa “Crack é Possível Vencer”, além de ampliar monitoramento por câmeras.

Mogi das Cruzes terá uma ação integrada para ampliação da segurança pública na cidade, com a participação da Prefeitura, Ministério Público e as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Os detalhes foram definidos nesta quinta-feira (18) durante reunião entre o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), promotores públicos e representantes das corporações.

Bertaiolli lembrou que a Prefeitura de Mogi das Cruzes investe cerca de R$ 6 milhões em segurança, diretamente no auxílio ao trabalho das polícias.
Além disso, a cidade também apoia os órgãos de segurança por meio da Guarda Municipal e do sistema de monitoramento da Ciemp, que conta atualmente com 284 câmeras de monitoramento, sendo 78 câmeras móveis, instaladas em ruas e avenidas da cidade, e 206 fixas, instaladas em prédios públicos.

Essa estrutura será ampliada, com a instalação de três novas câmeras e melhorias estruturais na central.

Durante o encontro, também foram apresentados os novos veículos encaminhados pela Guarda Municipal para atuação na cidade, dentro do programa “Crack é possível vencer”, uma parceria com o Governo Federal. A cidade recebeu um micro-ônibus com câmeras de monitoramento, dois automóveis e duas motocicletas.

“Estamos lançando uma ação integrada inédita em Mogi das Cruzes com a participação de todas as forças que direta ou indiretamente têm influência na questão para oferecer a segurança que a cidade precisa e merece”, explicou Bertaiolli.

A próxima reunião do grupo foi marcada para janeiro, quando será assinado um documento que definirá as responsabilidades de cada um dos integrantes da ação. “Vamos ter mudança de protocolos para agilizar o acesso a informações. Durante a reunião, discutimos desde o licenciamento de grandes shows até o combate ao tráfico de drogas”, afirmou o prefeito.

Outra novidade anunciada por Bertaiolli foi a implantação do CAPS-AD III em 2015. A estrutura será implantada no imóvel em que atualmente funciona a Casa da Criança, na Vila São Francisco, e contará com o atendimento a usuários de drogas e uma unidade de acolhimento.

“Em junho, a Casa da Criança mudará para os novos imóveis que estão sendo construídos no Alto do Ipiranga. Com isso, o prédio atual será reformado para a instalação do CAPS-AD III”, disse Bertaiolli, lembrando que, durante o primeiro semestre, serão desenvolvidos os projetos do local e a licitação das obras necessárias.

Novos equipamentos

Os promotores e representantes dos órgãos de segurança pública também conheceram os novos equipamentos recebidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O destaque foi o micro-ônibus, que conta com câmeras fixas e uma câmera móvel e será utilizada em locais de grande concentração de pessoas e em pontos em que foi identificada a presença de usuários de droga.

“Nestes pontos será feito um trabalho integrado, com a participação das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e da Guarda Municipal, que passou por um treinamento para a utilização do veículo e fará a segurança deste trabalho”, explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.
A estimativa é que os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.

181214-crack-int