A Prefeitura de Ribeirão Preto, implantou diversas melhorias no sistema de transporte municipal em 2014. O sistema passou a funcionar sem pagamento em dinheiro nos ônibus, apenas com o uso do cartão.

A cidade de Ribeirão Preto, comandada pela prefeita Dárcy Vera, do PSD, implantou diversas melhorias no sistema de transporte municipal em 2014. O sistema passou a funcionar sem pagamento em dinheiro nos ônibus, apenas com o uso do cartão. Para incentivar a adesão ao cartão foram criadas promoções. Apenas 0,9% dos usuários ainda realizam a compra do cartão com o motorista.

Além disso, a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, realizou testes de identificação dos passageiros por impressão digital e facial para desenvolver um modelo de combate a fraudes, a ser implantado em 2015. Também foi disponibilizado um aplicativo para computadores e celulares que permite acompanhar os ônibus de cada linha e saber exatamente quando ele passará pelos pontos.

Outra novidade é a volta dos terminais de ônibus na cidade. Está em construção o terminal Jerônimo Gonçalves e serão construídas cinco plataformas na nova Estação Catedral, como parte da licitação do sistema de transporte.

Eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro – Uma das principais medidas implantadas este ano foi a eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus, com grande adesão: apenas 0,9% dos passageiros comuns ainda adquirem o cartão no ato do embarque, pagando em dinheiro ao motorista R$ 5,00, valor que corresponde à tarifa única (R$ 3,00), acrescida do custo do cartão (R$ 2,00).

A medida passou a valer em outubro. Antes da mudança, 65% dos passageiros pagavam em dinheiro. Com o cartão, o passageiro pode recarregá-lo e utilizá-lo nas próximas viagens, ou devolvê-lo ao Consórcio PróUrbano e receber reembolso de R$ 2,00.

O objetivo é proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, reduzir o risco de acidentes, garantir maior agilidade no embarque, reduzir o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários, para tornar o transporte coletivo mais atrativo.

Para incentivar o uso do cartão foram realizadas ações como postos volantes que funcionaram, antes da retirada do dinheiro para pagamento da tarifa, para a emissão do cartão Cidadão e a Promoção “Recarregou, Ganhou”, que oferece um crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos de viagem adquiridos de uma só vez.

O cartão pode ser solicitado nas lojas do Consórcio PróUrbano, em mais de 400 postos de recarga e pela internet, no site www.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br. Há ainda 20 terminais de autoatendimento para recarga do Cartão Cidadão.

Terminal Jerônimo Gonçalves – Incluso na licitação do novo sistema do transporte coletivo, o terminal Jerônimo Gonçalves está em fase de concretagem da laje do prédio administrativo. Será o primeiro da cidade, desde 1999 e 2000, quando os últimos dois foram desativados.

Quando o terminal ficar pronto contará com nove plataformas, com capacidade para acomodar 40 ônibus no total, atendimento de 70 linhas e previsão de demanda diária de 60 mil usuários.

O terminal Jerônimo Gonçalves está sendo construído entre as alamedas Botafogo e Tupi, ao lado do terminal rodoviário. Com área total de 11.506 m², farão parte das instalações do terminal, sanitários públicos, sanitários para pessoas com necessidades especiais, fraldário, sala de emissão e recarga de cartão eletrônico, sala de espera climatizada, sala de controle operacional, vestiários/sanitários para motoristas, fiscais e administrativos, refeitório, sala para o órgão gestor (Transerp), posto de segurança, mangueira para ônibus, paraciclos e lanchonete.

Estação Catedral – Mais um item que integra a licitação do transporte, serão construídas cinco plataformas entre as ruas Florêncio de Abreu, Américo Brasiliense e Visconde de Inhaúma, num investimento de R$ 1,2 milhão. O projeto respeita as especificações do Condephaat, e não interfere no visual e na estrutura da praça das Bandeiras, além de não necessitar da extração de árvores do local.

Biometria – A Transerp e o Consórcio PróUrbano testaram dois tipos de biometria, a digital e a facial. A biometria digital tem como objetivo identificar o usuário do transporte coletivo pelo reconhecimento de sua digital pelo equipamento instalado junto à roleta do ônibus.

Já os testes com a biometria facial aconteceram em ônibus equipados com câmeras fotográficas de alta definição. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema faz seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, 26 pontos do rosto são analisados.

Os testes foram encerrados e a opção que melhor atende a população é a biometria facial. O prazo para a implantação da biometria nos ônibus de Ribeirão Preto é agosto de 2015.

CittaMobi – O aplicativo CittaMobi, que é gratuito e pode ser baixado em computadores, smartphones e tablets com plataforma Android e iOS, permite acompanhar, em tempo real, o itinerário e o horário dos ônibus. É possível saber o horário exato que o ônibus chegará ao ponto desejado.

No computador, o CittaMobi pode ser acessado pelos sites www.nossoritmoribeirao.com.br, www.ribeiraopontoaponto.com.br, www.cittamobi.com.br e www.cittamobiacessibilidade.com.br.

Placas informativas com itinerários das linhas – Os pontos de ônibus de Ribeirão Preto receberam placas informativas para orientação dos usuários do transporte coletivo. Nas placas constam informações como o número do ponto de ônibus, quais linhas param no ponto, itinerário com as principais vias, além do telefone de informações 0800-7710-118 e o site – www.nossoritmoribeirao.com.br

retrospectivatranserp1812cn1