Os limites de aumento do IPTU, que seriam de até 30% para imóveis comerciais e até 15% para residenciais em relação ao valor deste ano, foram reduzidos para 15% e 10%, respectivamente, em projeto aprovado na Câmara, segundo a Folha.
Imposto sobre compra de imóveis vai ter aumento de 50% em São Paulo

Imposto sobre compra de imóveis vai ter aumento de 50% em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo recuou no teto do reajuste do IPTU e aumentou em 50% a alíquota do ITBI, imposto pago na compra de imóveis. As mudanças foram aprovadas na Câmara Municipal no final da noite desta quinta (18), conforme reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (19).

Os limites máximos de aumento, que seriam de até 30% para imóveis comerciais e até 15% para residenciais em relação ao valor deste ano, foram reduzidos para 15% e 10%, respectivamente, segundo a Folha.

O texto, aprovado com 37 votos favoráveis e sete contrários, foi enviado à Câmara pela Prefeitura no final da tarde, pegando de surpresa muitos vereadores. Agora, ele seguirá diretamente para a sanção do prefeito.

O novo projeto incluiu a elevação do ITBI, que pode compensar a perda da receita de aproximadamente R$ 600 milhões com a mudança do IPTU.
O ITBI subirá de 2% para 3% do valor do imóvel. Isso deve levar a um aumento de receita de R$ 700 milhões. A estimativa é baseada no número de transações imobiliárias de 2013 — 150 mil, entre comerciais e residenciais.

Após obter vitória na Justiça liberando a elevação do IPTU, a Prefeitura havia confirmado a alta de até 30% (comerciais) e 15% (residenciais).