Por determinação do prefeito Toninho Bellini (PSD), Centro de Referência Especializado da Mulher (CREM) passou a se chamar Anariá Calidone Récchia Mourão. Liderança feminina morreu em 2016, aos 32 anos

 

O prefeito Toninho Bellini inaugura novo espaço

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

 

Em Itapira — município de cerca de 75 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — o Centro de Referência Especializado da Mulher (CREM) passou a se chamar Anariá Calidone Récchia Mourão Henrique. O novo nome da unidade é uma homenagem da gestão do prefeito Toninho Bellini (PSD) à ativista dos direitos femininos morta em 2016, aos 32 anos, em decorrência de um atropelamento na capital paulista causado por um motorista alcoolizado. O tributo faz parte da programação de aniversário de 202 anos de Itapira, que serão comemorados no próximo dia 24.

Em cerimônia que contou autoridades municipais e familiares da homenageada, Bellini relembrou o processo de implantação do CREM, iniciado em 2016 com a colaboração da filha do prefeito, Vivian Nicolai, integrante da Comissão da Mulher da OAB de Itapira. “Em 2021, esse foi o primeiro projeto do meu plano de governo que foi colocado em prática, com o apoio da OAB de Itapira e da Lowell Cosméticos. Iniciamos esse trabalho em maio, em plena pandemia, e eu já tinha comigo que no momento oportuno faríamos essa homenagem à Anariá”, disse Bellini.

Nascida em Itapira, em 28 de março de 1984, Anariá estudou jornalismo na PUC-SP, de 2004 a 2005. Em 2007, formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Reconhecida na cidade pela defesa dos direitos da mulher, ela também pretendia seguir a carreira diplomática.

Inaugurado em 30 de abril de 2021, o CREM oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Desde o início das atividades, a unidade já registrou 342 atendimentos, que incluíram orientação psicológica, encaminhamentos jurídicos, oficinas, entre outros serviços.