Realizado pela gestão do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), o programa Bebê Sorriso também atende crianças de até quatro anos de idade e fornece orientações sobre alimentação e higiene

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Claro

 

Para garantir a saúde bucal de crianças de 0 a 4 anos de idade que moram em Rio Claro — município de 209 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) promove o programa Bebê Sorriso. Além de procedimentos odontológicos, como restaurações e extrações, o projeto fornece orientações para as mães sobre higiene e alimentação. A iniciativa é realizada pela Fundação Municipal de Saúde. “A amamentação correta, por exemplo, impacta no desenvolvimento adequado da arcada dentária”, explica o chefe do setor odontológico de Rio Claro, Ronaldo Hilário Júnior.

O programa realiza, em média, 150 consultas por mês, que são feitas por duas dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas Infantil. Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e a Santa Casa. “Rio Claro é o único município do Estado de São Paulo que tem o programa Bebê Sorriso como serviço ofertado pelo SUS”, destaca Ronaldo. Mesmo após completarem quatro anos de idade, as crianças continuam recebendo o atendimento no serviço de odontopediatria da prefeitura.