Gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) quer tornar o transporte público na cidade “mais sustentável e eficiente”

O prefeito Anderson Farias: iniciativa tem como objetivo “modernizar e tornar o transporte público mais sustentável e eficiente”

 

Redação Scriptum com G1

 

A Câmara de São José dos Campos — município de 697 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo — aprovou nesta quinta-feira (15) um projeto de lei do prefeito Anderson Farias (PSD) que autoriza a prefeitura a fazer um empréstimo com a Caixa Econômica Federal para a compra de ônibus elétricos para a Linha Verde. De acordo com a proposta aprovada, serão destinados até R$ 60,3 milhões para a aquisição de 12 ônibus elétricos.

Na justificativa do projeto, o gestor explica que a iniciativa tem como objetivo “modernizar e tornar o transporte público mais sustentável e eficiente”. Ainda segundo Anderson Farias, a compra dos veículos vai diminuir a emissão de gases poluentes, melhorar a qualidade do ar e promover “uma mobilidade urbana limpa e silenciosa.”

Em 2022, São José dos Campos recebeu o certificado de primeira Cidade Inteligente do Brasil. A certificação foi concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se baseou em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123). As normas foram regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU. No ano passado, o município obteve novamente o certificado.