Programa criado pela gestão do prefeito Leitinho (PSD) dá autonomia às unidades de ensino, que vão definir a maneira como os recursos serão aplicados

 

O prefeito Leitinho em visita à escola Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Odessa

 

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, autorizou na última sexta-feira (29) o primeiro repasse do Programa REDDE (Repasse de Dinheiro Direto na Escola) no município do interior do Estado de São Paulo. Ao todo, 20 creches e escolas municipais receberam cerca de R$ 328 mil referentes aos meses de março, abril, maio e junho deste ano. No próximo dia 10, a prefeitura deve realizar o repasse de R$ 245.965,00 — verba referente ao período de julho a setembro. A destinação dos recursos para o quarto trimestre deve ocorrer no início de outubro, após a aprovação das contas do primeiro repasse.

Prevista na lei municipal 3.513/2022, a iniciativa tem como objetivo proporcionar autonomia financeira às escolas, que poderão escolher a maneira como vão utilizar o dinheiro. “É um programa novo e que vai deixar um legado para as escolas, porque ele vai continuar”, garante o prefeito.

Os valores são definidos conforme o número de alunos matriculados na unidade, as etapas de ensino oferecidas e a região de localização da creche ou escola municipal. O dinheiro permitirá a compra de itens como materiais de limpeza, de escritório ou pedagógicos, além da manutenção de equipamentos e pequenos reparos nas escolas.

A lei proíbe o pagamento a servidores, aquisição de gêneros alimentícios, medalhas, prêmios, flores, presentes, uniformes, eletrodomésticos, móveis simples, grandes obras ou reformas, água, luz, aluguel, combustíveis, gás e manutenção de veículos.