Segundo a Folha, administração cedeu a apelos de donos de bares e restaurantes, que reclamavam que a via prejudicava acesso de clientes. A CET alterou o trajeto e está passando tinta cinza sobre trecho anterior.

 

Praça Vilaboim, localizada em Higienópolis, centro de SP

Praça Vilaboim, localizada em Higienópolis, centro de SP

A Prefeitura de São Paulo recuou e está “apagando” a ciclovia implantada na praça Vilaboim, em Higienópolis, região central da capital paulista, informa reportagem da versão online da Folha de S.Paulo, publicada nesta quinta-feira (13).

Segundo a reportagem, desde que foi inaugurada, em setembro, donos de bares e restaurantes da praça reclamavam que a via de ciclistas, pintada junto à calçada do lado direito, prejudicava o acesso de clientes aos estabelecimentos – é proibido parar e estacionar sobre as ciclovias.

O texto informa que, para mudar a situação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidiu alterar o trajeto da pista. Desde quarta-feira (12), ela está passando tinta da cor cinza por cima da faixa vermelhada usada pelos ciclistas, que será pintada em outro local.

Hoje a ciclovia começa na rua Armando Penteado e segue à direita até a rua Piauí. Com a mudança, ela terá uma bifurcação à esquerda ao chegar à praça, pela rua Aracaju. Desse modo, o trecho de cerca de 120 metros, que passa pelos restaurantes, será apagado.

A ciclovia passará para o outro lado da praça Vilaboim até chegar à rua Piauí, onde haverá uma conversão à direita que vai religar o trajeto à rede implantada. O novo trajeto é um pouco mais longo que o antigo, pois tem cerca de 170 metros.

A reportagem informa ainda que, segundo a CET, a mudança foi decidida após reuniões com os comerciantes e não trará prejuízo aos ciclistas.  A previsão é que a intervenção em Higienópolis seja concluída no fim de semana, mas o trabalho pode ser prorrogado em caso de chuva.