Redação Scriptum
Cidades governadas pelo PSD no Estado de São Paulo organizaram campanhas para ajudar as vítimas dos temporais que afetam os municípios do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Esse é o caso de Cajamar, município de 92 mil habitantes da Grande São Paulo administrado pelo prefeito Danilo Joan. A prefeitura está pedindo aos moradores que doem alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões infláveis, cobertores, entre outros itens. As doações podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, no Ginásio de Cajamar e no Ginásio do Polvilho. Todas as informações sobre a campanha em Cajamar podem ser conferidas aqui.
Leia também: Integrantes do PSD apoiam vítimas das chuvas no RS
Em Limeira, cidade de 291 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Mario Botion promove a campanha Limeira Solidária – Solidariedade Sem Fronteiras. A iniciativa é coordenada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion. As doações devem ser feitas na portaria da prefeitura, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 15h. Todos os itens arrecadados serão repassados ao Fundo Social do Estado de São Paulo. “A nossa cidade é extremamente solidária. Tenho certeza de que a população vai colaborar com esta iniciativa”, destaca Roberta Botion.
Outro município do interior de São Paulo governado pelo PSD que está ajudando as vítimas das enchentes é Votuporanga. Administrada por Jorge Seba, a cidade realiza uma campanha de arrecadação por meio do Fundo Social de Solidariedade, que conta com o apoio de comerciantes da cidade, da Câmara Municipal e do Exército. As doações podem ser feitas até sexta-feira (10). “Entendemos que nosso papel é o de mobilizar a sociedade para que ela seja solidária. Em momentos assim, vemos o quanto Votuporanga é uma cidade unida e abençoada, sempre pronta para ajudar o próximo”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba.
Defesa Civil
De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6), subiu para 83 o número de mortes provocadas pelos temporais no Estado. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Ainda segundo o órgão, 149,3 mil pessoas estão fora de suas casas. Desse total, cerca de 20 mil estão em abrigos e 129 mil ficaram desalojadas. Dos 364 municípios gaúchos, 496 registraram algum tipo de problema em função das fortes chuvas, que afetaram 873 mil pessoas.