No interior do Estado de São Paulo, as prefeituras do PSD intensificaram as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Administrada pelo prefeito Eduardo Correa Sotana, o Tatu, a cidade de Maracaí, que tem população estimada em 14 mil habitantes, ampliou a fiscalização de terrenos em situação de abandono, com mato alto e acúmulo de lixo.
No mês passado, a Prefeitura emitiu 265 notificações para que os proprietários providenciassem a limpeza dos terrenos. Em janeiro de 2019, foram 49 notificações.
O número de penalidades aplicadas também teve um crescimento significativo. Durante todo o ano de 2019, a administração emitiu 29 multas. Somente no mês passado, foram 36.
Após a notificação, os proprietários têm dez dias para realizarem a limpeza. Caso isso não ocorra, devem pagar multa de R$ 241,70. A Prefeitura executa o serviço de limpeza e, além da multa, cobra R$ 0,29 por metro roçado do terreno.
Para eliminar os criadouros do mosquito, a gestão do prefeito de Itupeva, Marcão Marchi (PSD), promove desde segunda-feira (10) uma campanha de recolhimento de pneus em diversos locais da cidade, que tem população estimada em 61 mil habitantes. A campanha prossegue até o dia 18 e a relação completa dos bairros que receberão os serviços pode ser conferida aqui. No ano passado, as equipes de agentes de endemias coletaram cerca de 200 pneus e visitaram oito mil imóveis.
Em Presidente Venceslau, município de 39 mil habitantes, a gestão do prefeito Jorge Duran promove nesta quarta-feira (12), no CEU das Artes, uma atividade de capacitação de diretores e professores da rede municipal de ensino. A atividade será aberta à população.
“Nosso objetivo é fazer com que diretores e professores realizem atividades de prevenção dentro das salas de aula, para que as crianças possam levar o aprendizado para casa”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fernando Hamada. Segundo Hamada, a atividade complementa outras ações já promovidas no município, como os mutirões de limpeza e os materiais divulgados na mídia local.
Casos
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo registrou em janeiro 10.890 casos e duas mortes provocadas por dengue. Os números caíram pela metade em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 24.640 casos e 17 mortes. Ainda assim, são considerados altos pelo governo estadual.