Presidente licenciado do PSD Gilberto Kassab será ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Henrique Meirelles, também do PSD, assume a Fazenda.
kassab_temer

Kassab toma posse ao lado do presidente Michel Temer

O presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, tomou posse nesta quinta-feira (12) no cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, durante cerimônia em que o presidente da República, Michel Temer, deu posse a 23 ministros e anunciou as principais linhas de atuação de seu governo. Entre os novos ministros também foi empossado o da Fazenda, Henrique Meirelles, filiado ao PSD e coordenador do Conselho Temático de Economia do Espaço Democrático, a fundação do partido para estudos e formação política.

Em seu primeiro discurso após ser notificado, pela manhã, do afastamento de Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer pregou um “governo de salvação nacional”, reforçou a necessidade de recuperar a economia, garantiu que vai manter programas sociais e manifestou apoio à Operação Lava-Jato. Ele também deixou clara sua intenção de trabalhar pela revisão do pacto federativo, melhorando a situação dos Estados e municípios, e pela valorização das micro e pequenas empresas, duas das principais bandeiras do PSD. Além disso, reafirmou seu compromisso com as reformas previdenciária e trabalhista.

Logo no início de seu discurso, Temer afirmou​: “​Minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente​,​ na vitalidade da nossa democracia. Confiança na recuperação da economia nacional, nos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas e na capacidade de que, unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade”.

O presidente reiterou que “é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional. Os partidos políticos, lideranças, entidade organizadas e o povo brasileiro hão de prestar sua colaboração para tirar o país dessa grave crise em que nos encontramos. O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento”.

Deputado Rogério Rosso (DF) – Foto: Cláudio Araújo

Otimismo e confiança

A solenidade de anúncio dos novos ministros também contou com a presença do presidente em exercício do partido, Guilherme Campos, e do líder da sigla na Câmara, deputado Rogério Rosso (PSD-DF).

Entre os parlamentares do partido, o discurso é de otimismo e confiança na nova gestão. “A esperança se renova com Michel porque é um homem inteligente e que sabe, principalmente, conduzir o Parlamento. A expectativa é que se faça um governo de coalizão”, disse o deputado Evandro Roman (PR).

José Augusto Curvo (PSD-MT) acredita que o empresariado ganhará um novo fôlego com o governo Temer. “É preciso fazer as reformas política e previdenciária. Tenho certeza de que ele [Temer] vai preparar o terreno até 2018 e o próximo presidente já vai pegar uma casa arrumada”, afirmou.

Joaquim Passarinho (PSD-PA) disse que é importante que as lideranças políticas mantenham o diálogo e a harmonia para que o país siga os trilhos do crescimento novamente. “Será um governo de responsabilidade, da união de vários partidos que não se conformavam com a situação na qual o país chegou”, disse o parlamentar paraense.

O deputado Júlio César (PSD-PI) pediu tranquilidade. “Vamos aguardar o plano de recuperação da economia que Michel Temer vai apresentar, para recuperarmos as receitas e diminuir as despesas da máquina pública”, afirmou.

Assista ao vídeo do momento da posse do ministro Kassab.