Gestão do prefeito Guti (PSD) inaugura a canalização do córrego do Cocho Velho; projeto municipal inclui intervenções no rio Baquirivu-Guaçu, construção de reservatórios, entre outras melhorias

O prefeito Guti: “Foi um trabalho que envolveu várias pastas da prefeitura. Trabalhamos juntos para entregar uma melhor qualidade de vida aos guarulhenses”

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

O governo do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, inaugurou na quarta-feira (29) a canalização do córrego do Cocho Velho, entre os bairros Presidente Dutra e Cumbica. A obra tem 1.163 metros quadrados e aumentou a calha do córrego de oito para 25 metros, diminuindo a probabilidade de enchentes no município da Grande São Paulo, que tem cerca de 1,3 milhão de habitantes. Além disso, foram realizados serviços como a concretagem dos taludes e a implantação de paisagismo nas margens. “Essa obra é muito importante para Guarulhos porque vai nos ajudar a reduzir as enchentes. Esse é um problema que impacta também a saúde e a segurança da população. Foi um trabalho que envolveu várias pastas da prefeitura. Trabalhamos juntos para entregar uma melhor qualidade de vida aos guarulhenses”, afirma Guti.

A canalização do córrego do Cocho Velho faz parte do Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu, conhecido como Viva Baquirivu. O projeto prevê a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas, por meio da implantação do maior parque linear da cidade.

Obra tem 1.163 metros quadrados e aumentou a calha do córrego de oito para 25 metros, diminuindo a probabilidade de enchentes

Para realizar o programa, o governo Guti conquistou aproximadamente R$ 480 milhões com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A prefeitura vai destinar, ainda, R$ 120 milhões do orçamento municipal. “Trabalhamos junto com o governo federal e o Congresso Nacional para viabilizar a verba que tornou possível o Viva Baquirivu. Passamos por vários processos burocráticos e seguimos empenhados na conclusão dessa obra importantíssima para Guarulhos”, destaca o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano.

Ruas e avenidas

Adequações viárias também fazem parte do Viva Baquirivu. A prefeitura já concluiu melhorias nas ruas Odilon Monteiro, Cristóbal Claudio Elillo, Muritiba e Tamotsu Iwasse, além das avenidas Paquistão, Papa João Paulo I, Armando Bei e José Brumatti.