Pequenos Músicos... Pequenos Acordes será ampliado para 13 escolas pelo prefeito Marco Bertaiolli.

Desenvolvido desde 2011 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, o programa Pequenos Músicos… Primeiros Acordes, que une a música ao ensino, passará a atender 13 unidades escolares e mais de 8 mil alunos este ano. “Este é um projeto de excelência que desenvolvemos na Rede Municipal de Ensino. Até o ano passado era realizado em oito escolas e, neste ano, ampliamos para mais cinco. A música não nos traz só a alegria de despertar novos talentos, mas também de oferecer às nossas crianças a oportunidade de estarem melhor preparadas para a vida”, diz o prefeito Marco Bertaiolli, do PSD.

Pelo projeto, todos os alunos das escolas participantes recebem o ensino de musicalização e podem aderir ao ensino sinfônico, quando o aluno, por iniciativa própria, passa a aprender efetivamente a tocar um instrumento sinfônico e integrar um grupo. É do ensino sinfônico que o aluno pode evoluir para a participação na Sinfoniquinha do seu núcleo, a Sinfoniquinha de Mogi das Cruzes e, em última instância, a própria Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Diferencial – O projeto Pequenos Músicos chama a atenção por unir a música ao ensino na sala de aula. Os benefícios para os alunos são destacados pelos professores. “Com apenas poucos meses de projeto, no ano passado, senti as diferenças dos alunos em sala de aula. Eles estão mais concentrados e disciplinados. Têm mais iniciativa e autonomia para desenvolver as atividades”, observa a professora Eliana Alves Balthazar Faria.

O aluno Jonathan Miranda de Souza, de 10 anos, retornou a EMEF Antonio Pedro Ribeiro neste ano e se surpreendeu com o projeto. “Fiquei surpreso quando voltei para escola. Estou aprendendo bateria e gostando bastante. Espero ficar bem experiente”, disse.

Com 30 anos de experiência no ensino de música, Levi Martins é monitor de musicalização e de metais sinfônicos na escola e reforça como a música é importante para o desenvolvimento psicomotor da criança. “Ela (a música) socializa mais. Mogi é a única cidade que conheço que faz este elo entre o projeto e a sala de aula”, afirmou.