Dr. Móvel, que leva atendimento médico em ônibus às regiões mais distantes do centro da cidade, conta com cronograma semanal de consultas em clínica médica e pediatria e serviços de enfermagem, entre outros.
Somente em 2014, o Dr. Móvel realizou mais de 6 mil atendimentos em Ribeirão

Somente em 2014, o Dr. Móvel realizou mais de 6 mil atendimentos em Ribeirão

Três anos após sua implantação, o Dr. Móvel já fez 26.688 atendimentos nos mais diferentes bairros e zona rural de Ribeirão Preto. “Até novembro deste ano realizamos 6.787 atendimentos este ano”, afirma a enfermeira Ieda Regina dos Santos, que está trabalhando no equipamento desde sua inauguração em 24 de outubro de 2011. Ribeirão Preto é administrada pela prefeita Dárcy Vera (PSD).

O Dr. Móvel é uma realidade idealizada pela Administração Municipal para levar atendimento de saúde aos bairros mais distantes do município, onde o acesso a uma unidade de saúde é difícil para a população. “O Dr. Móvel é como um filho para mim. E todo o trabalho realizado desde sua inauguração mostra que foi um projeto que deu certo. Muitas pessoas que moram em locais mais distantes das unidades de saúde foram beneficiadas”, afirmou a prefeita Dárcy Vera.

O ônibus foi doado por empresas permissionárias do transporte público e sua montagem, sem custo para o município, foi feita pela empresa Rontam, que é uma referência em montagens de viaturas de segurança e saúde na América Latina.

Além de contar com um cronograma semanal de atendimentos aos bairros da cidade para consulta em clínica médica e pediatra, serviços de enfermagem e retornos para verificação de exames, o Dr. Móvel também dá apoio às ações realizadas pela equipe do Programa DST (Doenças Sexualmente Transmissíves)/Aids da Secretaria da Saúde.

Ao longo do ano, o Dr. Móvel acompanhou a equipe em 16 ações desenvolvidas pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) oferecendo testes rápidos de HIV e Sífilis, além de distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e material educativo.

O equipamento também esteve presente em outros 23 eventos promovidos pela Secretaria da Saúde, por meio de programas como tuberculose e hanseníase, saúde da mulher, aleitamento materno, hipertensão e diabetes, entre outros. “Também participamos de atividades realizadas pela iniciativa privada como Encontro de Folia de Reis, Projeto Salva Vidas, Dia das Crianças em Bonfim, Senac, Simpol, entre outros”, completou a enfermeira.