Redação Scriptum com Portal do Governo de SP
Sob a coordenação do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, liderança do PSD, o programa Saúde Digital já realizou cerca de 10 mil atendimentos voltados para a atenção primária em 30 municípios paulistas. Lançado há um mês, o projeto oferece consultas médicas on-line para pacientes de unidades básicas de saúde e do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, realizado em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). A relação das cidades que já aderiram ao projeto pode ser conferida aqui.
De acordo com o governo estadual, as teleconsultas atendem às demandas de 8 em cada 10 pacientes, o que evita o encaminhamento para outros especialistas. “Essa iniciativa segue promovendo uma transformação que é observada pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com mais agilidade nos atendimentos e maior resolução dos casos”, explica Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da secretaria.
Os teleatendimentos são realizados no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, na capital paulista. O local conta com 98 estações, além de um painel que permite a coordenação dos serviços e o monitoramento dos resultados do atendimento oferecido à população.