A prevenção do câncer de mama está entre as prioridades do projeto Saúde da Mulher Paulista. Iniciativa será coordenada pelo secretário estadual Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD

Eleuses Paiva: “Vamos ampliar ainda mais a oferta de exames e atendimento à população paulista”

Redação Scriptum com Portal do Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que cria o programa Saúde da Mulher Paulista, que vai promover ações e oferecer serviços preventivos e assistenciais para a população feminina nos 645 municípios do Estado. A iniciativa será coordenada pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher. Apresentada por um grupo de deputados estaduais, entre eles Oseias de Madureira, também filiado ao partido, a proposta de criação do programa foi aprovada na Alesp e ainda pode passar por regulamentação.

As medidas de prevenção, tratamento e controle dos cânceres de mama e de colo de útero estão entre as prioridades do projeto. “A saúde do Estado, que já oferecia os serviços e o amparo às mulheres que a nova lei propõe, vai ampliar ainda mais a oferta de exames e atendimentos à população e garantir que as necessidades sejam atendidas”, garantiu Eleuses.

A secretária estadual de Políticas para Mulher, Sonaira Fernandes, também destacou a importância da iniciativa. “As estimativas do Instituto Nacional de Câncer deste ano até 2025 indicam que, a cada 100 mil mulheres no Estado de São Paulo, mais de 84 deverão ter câncer de mama, que é o segundo tipo mais comum no Brasil. Três a cada dez casos oncológicos entre mulheres são mamários, o que reforça a importância dessa atenção especial para prevenir e tratar adequadamente nossas pacientes”, afirmou a secretária.

Outros objetivos do programa são a redução da taxa de mortalidade de mulheres, o aprimoramento de políticas públicas e a qualificação de profissionais para atendimento especializado. O Saúde da Mulher Paulista prevê, ainda, a ampliação dos serviços de prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. “Estamos diante de um marco gigantesco para melhorar o acolhimento e ofertar atendimento integral às mulheres, com humanização, segurança e qualidade, como todas merecem e precisam”, enfatizou Sonaira.

Para implementar o programa e ampliar o atendimento médico, o governo estadual vai mobilizar profissionais de unidades básicas de saúde, centros médicos de especialidades e Hospitais da Mulher em todo o Estado.