Inédito na cidade, projeto do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) vai oferecer ambulatório e atendimento especializado para estudantes da rede municipal de ensino

Perissinotto (de camiseta preta) em reunião com representantes da Fundação de Saúde

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Rio Claro 

Preocupado com a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de Rio Claro, no interior do Estado de São Paulo, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) anunciou a criação de um programa voltado às crianças que têm diabetes. Inédito na cidade, o projeto vai incluir a implantação de um ambulatório no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). A equipe do projeto será composta por endocrinologista, farmacêutico, nutricionista e enfermeiro. “Esse é um atendimento que não está disponível no SUS e que a prefeitura implanta no município com recursos próprios, para garantir o atendimento dessas crianças”, afirma o prefeito. Ainda segundo Perissinotto, o programa tem como objetivo dar tranquilidade às famílias e evitar que a doença interfira no aproveitamento escolar.

O projeto vai oferecer insulina e aparelhos para a medição dos níveis glicêmicos dos alunos, que serão atendidos periodicamente. A inciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Saúde.

A prefeitura também já capacitou 60 profissionais do setor educacional para que saibam aplicar a insulina nos estudantes, caso seja necessário, e não precisem dispensar as crianças das aulas. “Os cuidados nos primeiros cinco anos são fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes. O controle do diabetes neste período é fator importante para evitarmos complicações na vida adulta”, afirma o presidente da Fundação de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.