Projeto de lei do prefeito Mario Botion (PSD) estabelece a criação do Cartão Move Mulher. Iniciativa beneficiará moradoras do município do interior do Estado em situação de vulnerabilidade social

Gestão de Botion é reconhecida pelo combate à violência doméstica

Redação: Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Limeira

Em Limeira — município de cerca de 310 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — o prefeito Mario Botion (PSD) encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal que estabelece o Cartão Move Mulher. A proposta tem como objetivo custear as passagens no transporte público de mulheres vítimas de violência e em comprovada situação de vulnerabilidade social.

Botion atendeu à sugestão da vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, reconhecida por sua atuação no combate à violência doméstica. “O cartão vai disponibilizar recursos às mulheres que não tenham condição financeira para buscar um auxílio, seja indo na delegacia, no fórum, no hospital ou para um atendimento psicológico. Muitas vezes, elas acabam não fazendo a denúncia e não se cuidando por causa dessa limitação”, explicou o prefeito.

De acordo com o texto do projeto, ainda em fase de tramitação nas comissões do Legislativo, o cartão será concedido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Casa da Mulher e a Casa de Convivência. Outros equipamentos públicos ligados ao Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), responsável pela implementação e coordenação do programa, poderão conceder o benefício.

Em agosto de 2021, o trabalho desenvolvido pela Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência rendeu à gestão de Botion o prêmio Cases Inovadores, do programa Parcerias Municipais, promovido pelo Governo do Estado. O município foi o vencedor na categoria Fortalecer as Redes de Combate