Medida integra o projeto de revitalização idealizado pelo ex-prefeito que inclui mudanças no sistema viário, um terminal intermodal e até mesmo a criação de um parque linear.
Terreno fica entre o Mercado Municipal e o Palácio das Industrias

Terreno fica entre o Mercado Municipal e o Palácio das Industrias

O Sesc e a Prefeitura de São Paulo assinaram nesta quinta (28) a escritura do terreno de 9 mil metros quadrados, localizado entre o Mercado Municipal e o Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, onde ficava o antigo edifício São Vito, conhecido como “Treme-Treme”, demolido em 2011. O terreno, que ficará sob cessão do Sesc por 99 anos, será utilizado para a construção de uma unidade.

A medida integra o projeto de revitalização do Parque Dom Pedro II, idealizado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab e anunciado em 2011. O projeto inclui mudanças no sistema viário, um terminal intermodal, unidades do Senac e Sesc, um novo centro de compras, mais vagas de estacionamento e obras de drenagem, é até mesmo a criação de um parque linear. Trata-se de plano amplo que prevê diretrizes para a reocupação do local.

Pela proposta de Kassab, a nova unidade do SESC terá 24 mil m² e abrigará uma clínica odontológica, restaurante, café, salas multiuso, biblioteca, ginásio poliesportivo, teatro, áreas de recreação infantil, piscinas, além de espaços para oficinas culturais. No espaço vizinho está prevista a construção de uma unidade do Senac com cursos voltados para a gastronomia, aproveitando a proximidade do Mercado Municipal da Cantareira (Mercadão).

Croqui do projeto de revitalização do Parque Dom Pedro

Croqui do projeto de revitalização do Parque Dom Pedro

Pela utilização da área, o Sesc deverá oferecer gratuitamente 100 vagas para crianças de 7 a 12 anos no Projeto Curumim, promover jogos recreativos para todas as faixas etárias, realizar espetáculos artísticos, além de manter um ambiente com internet livre.

“A cidade sabe do que precisa para recuperar suas áreas degradadas e também para melhorar a qualidade de vida. A revitalização do Parque Dom Pedro II é um projeto de grande porte e é fundamental para a recuperação do centro de São Paulo como um todo. Ao colocarmos equipamentos novos estaremos revitalizando a região com qualidade e devolveremos dignidade para o local”, disse Kassab à época.

O projeto foi elaborado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), ligada à Universidade de São Paulo (USP). As primeiras obras começaram em setembro de 2010 com a demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio e de outras 33 pequenas edificações do entorno.