Em Cotia, município que integra a Região Metropolitana de São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) implantou um projeto-piloto para gestantes de alto risco que oferece sessões de meditação e relaxamento na Clínica da Mulher, sob a supervisão de médicos e um educador físico. As atividades ocorrem às quartas-feiras, das 8h às 12h, e seguem as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada sessão dura 30 minutos.
“A meditação busca proporcionar bem-estar, paz e novas energias para encarar os problemas que elas deixaram de lado por alguns minutos”, destacou o educador físico e orientador Bruno Gomide Rabechini, que estimula as gestantes a praticarem em suas casas.
A paciente Rita de Cássia está no oitavo mês de gestação e foi encaminhada para a Clínica da Mulher pelo médico da UBS do Portão, após a identificação de risco na gravidez. Ela não conhecia o projeto e participou da primeira sessão nesta quarta-feira (25).
“O dia a dia da gente é muito corrido, não tenho tempo para parar e relaxar, só que o bebê precisa disso. Estava meio tensa, mas agora estou mais leve. Gostei muito”, comentou Rita.
O projeto conta ainda com psicóloga especializada em terapia floral, que atende às terças-feiras.