Proposta do deputado Jefferson Campos quer evitar casos em que pais esquecem seus filhos dentro do carro. "Um simples gesto de controle e de comunicação pode valer a vida de nossas crianças”, justificou o parlamentar.
O deputado Jefferson Campos

O deputado Jefferson Campos

Inúmeros casos em que pais esquecem seus filhos dentro do carro acontecem anualmente em todo o mundo. Para evitar problemas como esse e até uma morte trágica, o deputado Jefferson Campos (SP), vice-líder do PSD, apresentou o Projeto de Lei 925/15, que obriga escolas públicas e privadas a comunicarem aos responsáveis a ausência do aluno.

A medida é vista pelo parlamentar como uma forma de alertar pais e responsáveis de um eventual esquecimento. “Fato é que os casos de crianças que são esquecidas em carros estão se tornando assustadoramente mais frequentes”, comentou.

O projeto estabelece que o centro educacional que atende crianças até os dez anos de idade deve entrar em contato com os pais 20 minutos após se dar conta da ausência. “Vai demandar um grande comprometimento das escolas públicas e privadas e também dos pais e responsáveis. Mas um simples gesto de controle e de comunicação pode valer a vida de nossas crianças”, justificou o parlamentar.

Ainda segundo Campos, dados da Ong Kids and Cars apontam que, de janeiro a setembro de 2012, os Estados Unidos já haviam registrado 29 casos de pais que esqueceram seus filhos no interior de seus veículos.

O projeto estipula ainda que, quando a escola não conseguir falar com o responsável direto pela criança, deverá ligar para um contato alternativo. Se ninguém for avisado da ausência, a instituição comunicará a ocorrência à Polícia.