Em parceria com a iniciativa privada, gestão da prefeita Paula Lemos (PSD) promove inclusão digital no município do interior paulista

Prefeita Paula Lemos com estudantes da rede municipal se conectam à internet

Redação Scriptum com Prefeitura de Barretos

A prefeita de Barretos, Paula Lemos (PSD), entregou nesta quinta-feira (21) o primeiro ponto de Wi-Fi gratuito no município de 122 mil habitantes da região Norte do Estado de São Paulo. O local contemplado foi a praça Poeta Nidoval Reis, conhecida como Praça da Primavera. A iniciativa faz parte do projeto Barretos Inteligente, que vai oferecer internet gratuita em outros 27 locais da cidade, por meio de parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada.

O ato da prefeitura foi acompanhado por alunos da rede municipal de ensino, moradores de ruas próximas ao ponto de acesso e autoridades locais. “A Praça da Primavera é um exemplo do que nós estamos buscando fazer na nossa cidade: reconstruir. A população vai compreender a dimensão do que estamos fazendo com essa Parceria Público-Privada (PPP) daqui a cinco anos. Desde quando era vereadora, sempre falei que não existe espaço mais democrático que uma praça, porque ela não tem portas. Então, todo mundo pode frequentar”, disse a prefeita.

Paula também falou sobre os benefícios que a PPP trará para a cidade e reforçou que a internet gratuita promove a inclusão digital e mais oportunidades para os cidadãos. “A gente está aqui para garantir mais segurança para a nossa população, garantir que essas crianças possam vir aqui brincar, fazer tarefa pelo celular, fazer pesquisas, conversar com os amigos. Estamos buscando dar oportunidades para aquelas pessoas que não têm condições de ter internet em suas casas. Elas poderão vir aqui e nos outros 27 pontos de acesso para fazer suas tarefas e atividades.”

Até o final deste ano, devem ser liberados os sinais de Wi-Fi gratuito em locais como o Terminal de Integração João Paulo Coimbra Queiroz, o Velório Municipal Márcio Roberto Andrade, o Playground Pedro Henrique de Souza e o Terminal Rodoviário Ary Ribeiro de Mendonça. Além da internet gratuita, o projeto vai realizar melhorias na iluminação pública, promover a geração de energia limpa, executar ações para o combate à criminalidade, entre outros serviços.