A vitória obtida pelo PSD no Estado de São Paulo, na recente eleição municipal, foi comemorada com um grande evento promovido pelo Espaço Democrático no sábado (15), em um hotel no centro da capital paulista. Com a presença de 50 dos prefeitos e 40 dos vice-prefeitos eleitos, além de vereadores e lideranças estaduais e nacionais, o PSD festejou a eleição de 59 prefeitos (e outros dois concorrendo no segundo turno) e 534 vereadores, o que o colocou entre as quatro maiores forças políticas do Estado. Em todo o Brasil, o partido elegeu 539 prefeitos, registrando a terceira melhor performance nesse quesito.
Para o presidente licenciado Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o resultado obtido nas urnas é ainda mais expressivo por terem sido estas as primeiras eleições em que o partido realmente participou de forma orgânica. “Todos sabem que nas eleições de 2012 tivemos apenas três dias para nos preparar e que o bom resultado que obtivemos, elegendo cerca de 500 prefeitos no Brasil, foi graças ao esforço pessoal de nossos candidatos. Agora do PSD cresceu, tem base partidária e de fato participamos como um partido grande”, lembrou Kassab.
No plano nacional, disse Kassab, a grande conquista do partido foi a vinda do vereador Andrea Matarazzo, que tem uma longa lista de serviços prestados ao País. Segundo o ministro, a vinda de Matarazzo fortaleceu muito o partido e, em breve, ele será o prefeito de São Paulo.
Em sua fala, Andrea Matarazzo destacou a importância de o partido ser o terceiro maior do País e não ser mencionado em nenhum dos muitos escândalos que estão nos jornais hoje em dia. “Esse é um ativo muito grande para todos nós que integramos o PSD, assim como a organização que temos aqui, que é impressionante. Conheço outras legendas e em nenhuma delas encontrei a estrutura e a equipe disponíveis no PSD, isso sem falar no alto astral de todos, que remam na mesma direção”, afirmou.
Para ele, o PSD tem, com tudo isso, a grande oportunidade de ser a diferença em relação à polarização entre PSDB e PT. “Nosso partido é a cara nova que surge e temos que cuidar deles como se fosse a nossa casa, buscando sempre a marca de gestão competente. Dessa forma, chegaremos em breve ao primeiro lugar entre os partidos”, previu.
Por sua vez, a coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, disse ter fé que, “depois dessa grave crise da qual estamos saindo, vamos chegar a uma situação melhor, na qual será muito importante ter um partido grande e bom, de qualidade, com gestores que se empenhem em melhorar a vida das pessoas”. Para isso, lembrou ela, “o partido tem à disposição, no Espaço Democrático, estudos e debates sobre temas importantes para a gestão das cidades. Com isso, seremos o maior e também o melhor partido do Brasil”.
Citado por Kassab como um dos 4 pilares da criação do PSD (ao lado de Cláudio Lembo, Guilherme Afif Domingos e Alda Marco Antonio), o coordenador do PSD Movimentos, Ricardo Patah, destacou a importância de Kassab na formação do partido, “especialmente por sua lealdade”, e também enfatizou a qualidade dos conteúdos reunidos pelo Espaço Democrático, “para ajudar os novos prefeitos e gestores a enfrentar a responsabilidade de promover mudanças efetivas para o País e para a qualidade de vida das pessoas”.
Além dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos este ano, o evento teve a participação de lideranças como o deputado estadual Coronel Camilo, o deputado federal Jefferson Campos, o suplente de deputado federal Walter Ihoshi, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, o vereador paulistano José Police Neto, o ex-deputado federal Junji Abe e o ex-líder da bancada do PSD na Câmara, Guilherme Campos, presidente dos Correios.