Robinson Faria foi eleito governador do Rio Grande do Norte. Raimundo Colombo foi reeleito em SC no primeiro turno. Legenda, que é a quarta também nas Assembleias estaduais, cresceu no Senado e terá quatro cadeiras em 2015
Os dois governadores eleitos pelo PSD; Raimundo Colombo (SC) e Robinson Faria (RN)

Os dois governadores eleitos pelo PSD; Raimundo Colombo (SC) e Robinson Faria (RN)

 

O PSD consolidou, nas eleições de segundo turno deste domingo (26), sua condição de quarta força política brasileira. O partido, que já havia saído consagrado do primeiro turno, no dia 5 de outubro, ao acumular um patrimônio de 21 milhões de votos conferidos aos seus candidatos em todo o Brasil, elegeu mais um governador – Robinson Faria, no Rio Grande do Norte – e dois vice-governadores – José Paulo Cairoli, no Rio Grande do Sul, e Renato Santana, no Distrito Federal. No primeiro turno, o PSD já havia vencido a eleição para o governo de Santa Catarina, com Raimundo Colombo.

Nas eleições para cargos legislativos  – Senado, Câmara Federal e Assembleias estaduais – o resultado não foi menos expressivo.

Para o Senado, o partido recebeu mais 4,3 milhões de votos e elegeu dois candidatos – Otto Alencar, da Bahia, e Omar Aziz, do Amazonas. Eles se juntarão a Sérgio Petecão, do Acre, que até este ano era o único representante pessedista na Casa. A bancada do PSD no Senado ainda ganhará o reforço de Hélio José da Silva Lima, suplente que assumirá a vaga deixada por Rodrigo Rollemberg (PSB), governador eleito do Distrito Federal.

Na disputa pelas cadeiras da Câmara Federal o PSD elegeu 37 deputados em 17 Estados. Foram eleitos dois deputados federais no Amazonas, quatro na Bahia, um no Distrito Federal, dois em Goiás, três em Minas Gerais, três no Pará, um na Paraíba, um em Pernambuco, um no Piauí, um no Paraná, seis no Rio de Janeiro, um no Rio Grande do Norte, um no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina, um em Sergipe, cinco em São Paulo e um no Tocantins.  O partido recebeu, entre nominais e na legenda, quase 6 milhões de votos para a Câmara Federal.

Também nas Assembleias Legislativas dos Estados o partido teve excelente desempenho, como revelou recente levantamento feito pelo jornal Estado de Minas. Hoje é a quarta força do País, com 70 deputados.