"Projetos para melhorar o sistema de abastecimento de água existem, mas não foram implantados por falta de um melhor gerenciamento", disse o presidente nacional do PSD durante sabatina Record News/R7.

R7

O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSD, Gilberto Kassab, disse durante a sabatina Record News/R7 desta quarta-feira (9) que, se fosse ele o governador, já teria implementado o rodízio de água no Estado.

— Se eu fosse o governador, já teria decretado racionamento. Projetos para melhorar o sistema de abastecimento de água existem, mas não foram implantados por falta de um melhor gerenciamento. Eu, como pré-candidato, não posso sair dizendo leviandades. Então, consultei técnicos, inclusive da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que dizem que o governo sabia que teria que haver racionamento.

Questionado se, em sua avaliação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não toma a medida por estarmos em ano eleitoral, Kassab deixou a dúvida prevalecer.

—Temo que sim, mas não vou afirmar.

Documento divulgado pela Sabesp cita oficialmente, pela primeira vez, a possibilidade de um rodízio de água neste ano na região metropolitana de São Paulo. Metade dessas cidades é abastecida pelo Sistema da Cantareira que, nesta quarta, registrou novo recorde negativo: o nível baixou de 12,7% para 12,5%.

O Relatório Anual de Sustentabilidade de 2013, publicado no final do mês passado, afirma que medidas drásticas poderão ser tomadas. “Se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente, os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas, como o rodízio de água”.

O documento sugere que a escassez hídrica do Cantareira está relacionada à estiagem e ao baixo volume de água armazenado. “A seca se agravou no final de 2013 e início de 2014, com as precipitações bem abaixo da média histórica, resultando em uma redução do nível dos reservatórios durante a estação das chuvas, entre outubro e março, no Sistema Cantareira”, informa o texto.

Um inquérito civil do MP (Ministério Público) de São Paulo aberto nesta semana vai apurar se houve erros de gestão da Sabesp. Há suspeita de falhas na precaução contra as adversidades climáticas. O contrato de outorga vence no próximo dia 5 de agosto e sua renovação é vista com cautela por parte da ANA (Agência Nacional de Águas).

Na portaria sobre a atual outorga, emitida em 2004 pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado, consta que a Sabesp deveria providenciar estudos e projetos para reduzir a dependência do Sistema Cantareira e garantir o abastecimento. A assessoria de imprensa da Sabesp informou que está elaborando nota para comentar o assunto.

Sabatinas

A segunda fase de sabatinas da Record News e do R7 com os pré-candidatos ao governo de São Paulo teve início na última terça-feira (8). Já participou, além de Kassab, o deputado estadual Márcio França, pré-candidato do PSB.

As entrevistas prosseguem nesta quinta-feira (10) com o ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT Alexandre Padilha. Na sexta-feira (11), é esperado o governador Geraldo Alckmin, que ainda não confirmou sua participação.