Equipamento vai emitir alertas em tempo real para a Defesa Civil sobre o volume e a intensidade das chuvas

Equipamento, que vai emitir estimativas em tempo real sobre o volume e a intensidade das chuvas, recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões

Redação Scriptum com Agência SP

Sob a gestão do secretário Marcelo Branco, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo investiu na compra de um radar meteorológico que consegue detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 quilômetros. O aparelho foi comprado pela Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp), órgão vinculado à secretaria, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o radar deve operar a partir de dezembro, ainda de maneira experimental.

O investimento total na compra do equipamento, que vai emitir estimativas em tempo real sobre o volume e a intensidade das chuvas, foi de R$ 4,4 milhões. “A nossa meta é sempre usar a tecnologia a nosso favor, principalmente quando falamos em desenvolvimento urbano. Desde 2023 temos investido em ferramentas para monitorar ocupações em áreas de risco e situações de desmatamento. Esse radar meteorológico reforça iniciativas para melhorar a fiscalização do uso do solo, prevenindo situações de risco que se tornaram mais frequentes com as mudanças climáticas”, destaca Marcelo Branco.

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, o coronel PM Henguel Ricardo Pereira, também destacou a importância da iniciativa. “Investir em tecnologia, principalmente neste radar meteorológico, é investir na proteção da vida e na segurança das comunidades diante das mudanças climáticas. Com a instalação deste novo radar, nosso Estado dará um passo significativo na detecção de eventos climáticos extremos. Essa inovação aprimora a precisão das previsões e fortalece a capacidade de resposta, garantindo maior segurança e proteção para a população.”

Desde o ano passado, o sistema de radares do governo de São Paulo conta com equipamento semelhante instalado em Ilhabela, no litoral Norte do Estado, que consegue prever eventos climáticos em um raio de até 120 quilômetros.