Prefeito Anderson Farias (PSD) assina contrato com a empresa responsável pelas melhorias no mais tradicional centro comercial do município

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

O governo do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e a construtora DHR Moraes Engenharia assinaram o contrato para a reforma e a requalificação do Mercado Municipal, o mais tradicional centro comercial do município do interior de São Paulo. Após a emissão da ordem de serviço, a construtora terá prazo de 20 meses para executar a obra. A proposta da construtora para a realização dos trabalhos — orçados em R$ 3.728.329,25 — foi menor entre as apresentadas pelas sete empresas participantes do processo licitatório. A prefeitura conseguiu uma economia de R$ 1.457.006,01 no processo, já que o preço de referência era R$ 5.185.335,26.

Os serviços incluem a implantação de telhado, piso, novas instalações elétricas e hidrossanitárias e a pintura do mercado. Além disso, serão realizadas outras obras de infraestrutura necessárias para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED.

A prefeitura vai instalar quatro parklets nos dois calçadões laterais do mercado (espaços de lazer e convivência construídos em áreas contíguas às calçadas). A medida vai garantir maior visibilidade aos comerciantes e ampliar a capacidade de atendimento aos clientes.

Patrimônio histórico

Tombado como patrimônio histórico da cidade, o “Mercadão” completou 100 anos em 2023. As obras no local fazem parte do Urbaniza Centro, programa com investimento previsto de R$ 500 milhões. O projeto inclui a modernização da rua 15 de Novembro, a reforma de praças históricas, entre outras ações que constam no Plano de Gestão 2021-2024.

No início de fevereiro, o prefeito Anderson Farias oficializou a concessão do Mercado Municipal à associação de comerciantes que trabalham no centro de compras.