Deputado federal do PSD lembra, porém, que a dificuldade é chegar a um acordo sobre qual reforma adotar

Redação Scriptum com TV Jovem Pan

Já existe no Congresso Nacional o amadurecimento da ideia de que é necessário discutir uma reforma tributária para o Brasil. O diagnóstico é do deputado federal Marco Bertaiolli, do PSD. “Há consenso de que precisamos modernizar o sistema tributário brasileiro em todos os níveis, federal, estadual e municipal”, disse ele em entrevista à TV Jovem Pan neste domingo (12).

Para Bertaiolli, não é razoável o acúmulo de impostos na compra de um único produto. “Se você vai à padaria e compra um picolé, recolhe sete, oito tributos diferentes”, apontou. “Nós arrecadamos muito e mal”, disse, referindo-se ao fato de que o custo da arrecadação é muito elevado.

Apesar de haver consenso entre deputados e senadores sobre a necessidade de simplificação, Bertaiolli lembra que a maior dificuldade é chegar ao modelo de reforma tributária a ser adotada. “Todos têm os seus interesses; Estados, municípios e governo federal não querem perder a arrecadação dos impostos que já têm”, diz.