Ribeirão Preto é uma das cidades que sediarão reuniões regionais preparatórias para o 3º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, a ser realizado dos dias 7 a 9 de abril, em Brasília. A reunião preparatória abrangerá as regiões central e norte de São Paulo e será realizada nesta quarta-feira (11), no auditório Meira Junior, do Theatro Pedro II.
As reuniões são promovidas pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como objetivo mobilizar prefeitos e dirigentes municipais para debaterem assuntos pertinentes e se sensibilizarem a participar do evento. A mobilização para o III EMDS teve início em janeiro e já foi realizada em cidades como Salvador, Belém, Maringá, Ipatinga, Cuiabá e Petrópolis, entre outras.
Serão apresentados aos participantes as atividades e os eixos temáticos que envolvem as principais demandas municipalistas, como a crise hídrica, saúde pública, educação e mobilidade urbana. Para a prefeita Dárcy Vera, do PSD, os encontros são de fundamental contribuição para o país, já que nele são discutidos temas diretamente ligados à vida da população. “Precisamos buscar medidas que garantam mais qualidade de vida e justiça social para todos os munícipes”, destacou Dárcy.
EMDS – Com a primeira edição realizada em 2012, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do País. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais.
Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana foram algumas das agendas discutidas no encontro.
A cada edição, novos temas e desafios surgem e os assuntos recorrentes tomam novas formas, exigindo reflexões e esforços coletivos e de mobilização de todos os gestores políticos e sociais, fomentando o interesse dos municípios em melhorar a qualidade de vida da população nas cidades.